top of page
  • Foto do escritorEquipe 98

Túnel do Tempo 98 FM: 18 Março, 2001 Morre John Phillips do Mamas and The Papas




A banda The Mamas & The Papas, nascida em Nova York na década de 1960, foi um dos ícones da era hippie.


De 1966 a 1968 estouraram nas paradas de sucesso de todo o mundo com vários hits, entre eles "Monday, Monday" e "California Dreamin". O talento do quarteto permitiu que enfrentassem de igual para igual a invasão do rock britânico, que tinha como linha de frente os Beatles, seguido dos Rolling Stones.



Em três anos anos lançaram cinco álbuns e diversos compactos simples (discos com uma música de cada lado). O ponto forte do grupo era a harmonia vocal, apoiado nas mãos firmes de músicos profissionais em suas gravações.


Outra sacada é regravação de hits como "Do You Wanna Dance", "I Call Your Name", "My Girl" e "Twist and Shout".


O nome The Mamas & The Papas foi inspirado numa entrevista que membros dos Hell´s Angels confessaram chamar suas mulheres de mammas. Logo Cass e Michelle (que serviu de inspiração para canção dos Beatles) pediram para ser chamadas de mamas e John e Denny serem os papas.


O primeiro álbum If You Can Believe Yours Eyes and Ears saiu em 1966 e trouxe as duas nitroglicerinas puras: "Monday, Monday" e "California Dreamin". Essas canções estouraram nas paradas de sucesso dos Estados Unidos.


Nesta onda, Michelle (casada com John) começou a ter um caso com Denny, principal vocalista da banda. Tempos depois, John descobriu a traição. Depois Michelle apaixonou-se por Gene Clark, do grupo The Byrds.


Michelle foi demitida, sendo substituída por Jill Gibson. O segundo disco trouxe os hits "Dancing in The Street", "Words of Love", "Dedicated to The One I Love".


Essas canções ficaram em quarto lugar nas paradas. Com a recusa do fãs em aceitar Jill Gibson, Michelle retornou à banda, se reconciliando com o ex-marido John.


Em 1967 lançaram o álbum Delivery, segundo lugar como o mais vendido nos Estados Unidos. "My Girl" e "Creeque Alley" foram os destaques. Naquele mesmo ano, John ajudou organizar o Festival Pop de Monterey, de onde surgiriam Jimi Hendrix e Janis Joplin. Antes de 1967 chegar ao fim, Mama Cass sai do grupo. O último disco (People Like Us) da banda é lançado em 1971. John Philips divorciou-se de Michelle e tornou-se produtor de cinema, e a ex-esposa virou atriz. Denny Doherty e Cass Elliot seguiram carreira-solo.


Em julho de 1974, Cass morreu de ataque cardíaco, após um show em Londres; John faleceu em março de 2001, também de problemas do coração, e Denny em janeiro de 2007, de aneurisma abdominal. Michelle é a única sobrevivente dos The Mamas & The Papas.



Já votou na sua música favorita https://www.radio98fmrio.com.br/post/vote-98-fm-ano-2023  ? 


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Homem sorridente

Kit 3 pares tenis sapatenis masculino casual polo blu com relógio + cinto e meia

programas

bottom of page