Miley Cyrus não fica calada quando se trata de sua arte, em particular, do processo judicial em torno de sua música, “Flowers”. Nem tudo são flores.
A cantora já foi processada por violação de direitos autorais da música por um compositor que trabalhou com Bruno Mars na música "When I Was Your Man" de Mars.
Agora, Cyrus respondeu e afirma ter encontrado uma “falha fatal” no processo.
De acordo com o Exclaim!, Cyrus diz que a falta de envolvimento de Mars e dos outros dois co-autores é motivo para o arquivamento do processo.
“O autor [diz] inequivocamente que obteve os direitos reivindicados sobre os direitos autorais de 'When I Was Your Man' de apenas um dos quatro co-autores da composição musical”, dizem os advogados de Cyrus. "Esse é um defeito fatal e incurável na reivindicação do autor."
O representante de Cyrus, Peter Anderson, argumentou que a Tempo Music Investment – a empresa que comprou os direitos de um dos co-compositores de Mars – deu à empresa apenas “direitos não exclusivos” sobre a música.
Eles alegam que, de acordo com a lei federal de direitos autorais, tais direitos limitados não dão a alguém o direito de processar.
“O autor instaura esta ação por violação de direitos autorais sozinho – sem nenhum dos coautores daquela composição musical ou outros proprietários.
Sem o consentimento dos outros proprietários, uma concessão de direitos de apenas um coproprietário não confere legitimidade”, disse Anderson nos documentos.
No entanto, o membro da equipe jurídica da Tempo Music, Alex Weingarten, rebateu o argumento com uma declaração à Billboard.
"Eles estão tentando apresentar argumentos técnicos falsos porque não têm uma defesa substantiva para o caso.
Não somos cessionários; somos os proprietários dos direitos autorais. A lei deixa claro que temos o direito de defender nossos interesses", disse ele.
O processo de Tempo afirma que "Flowers" roubou elementos além da letra da resposta, incluindo "material melódico e harmônico", "padrão de finalização do tom" e "estrutura da linha de baixo".
Assista Miley Cyrus - Flowers 'flores'
Cyrus marcou o maior sucesso de sua carreira com “Flowers”. A canção alcançou o primeiro lugar na parada Billboard Hot 100 por oito semanas, tornando-se seu segundo lugar no topo das paradas depois de "Wrecking Ball" em 2013. A canção rendeu a Cyrus seu primeiro prêmio Grammy, ao ganhar o prêmio de Gravação do Ano e Performance Pop Solo.
O processo segue
A equipe de Cyrus argumentou que as duas canções mostram "diferenças marcantes na melodia, acordes, outros elementos musicais e palavras" e que quaisquer semelhanças não são protegidas por direitos autorais.
“Os compositores réus negam categoricamente a cópia, e os elementos supostamente copiados são ideias e blocos de construção musicais aleatórios, dispersos e desprotegidos”, disse Anderson.
Fontes
Comments