top of page

Nasce a cantora Carmen Miranda

09 / FEV / 1909




o dia 9 de fevereiro de 1909 nascia, em Marco de Canaveses, em Portugal, a cantora Maria do Carmo Miranda da Cunha, mais conhecida como Carmen Miranda.

Quando tinha pouco menos de um ano, Carmem veio com a família para o Rio de Janeiro e nunca voltou à terra natal. Com vocação para seguir a carreira artística, aos 20 anos, foi apresentada ao compositor Josué de Barros que, encantado com seu talento, passou a promovê-la em editoras e teatros.
O sucesso não demorou a chegar e veio no ano seguinte com a marcha "Pra Você Gostar de Mim" ("Taí"), de Joubert de Carvalho.

Pouco depois, ela já era apontada como uma das principais cantoras do Brasil. Em seguida, Carmem assinou contrato com a rádio Mayrink Veiga, onde ficou até 1936, quando se transferiu para a Tupi. Em 20 de janeiro de 1936, estreou o filme “Alô, Alô Carnaval” com a famosa cena em que ela e Aurora Miranda, sua irmã, cantam "Cantoras do Rádio". Três anos depois, veio a chance de fazer carreira nos Estados Unidos.

A estreia de Carmem aconteceu no espetáculo musical "Streets of Paris", em Boston. Seu sucesso de crítica e público foi enorme. Sua fama não parou de crescer e, no dia 5 de março de 1940, ela se apresentou ao presidente Franklin Roosevelt durante um banquete na Casa Branca.

Entre 1940 e 1953 atuou em 14 filmes em Hollywood e esteve nos mais importantes programas de rádio, TV e teatros dos EUA. Carmem Miranda chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Em 1947, ela se casou com o norte-americano David Sebastian, com quem viveu uma relação bastante difícil. Nos EUA, Carmen começou a usar barbitúricos para dar conta da sua agenda lotada.

Além disso, bebia e fumava bastante, o que potencializava o efeito dos remédios. Em 1954, ela retornou ao Brasil após 14 anos e fez tratamento no Rio de Janeiro para se desintoxicar.

No ano seguinte, Carmem retornou aos EUA após leve melhora, mas, não demorou muito voltou aos antigos vícios. Com a saúde debilitada, ela morreu vítima de um ataque cardíaco fulminante em sua casa em Los Angeles, aos 46 anos, no dia 5 de agosto de 1955.

 



Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
bottom of page