Proibido uso de celular fora das salas nas escolas da rede municipal o Rio
O uso de celulares foi proibido nas escolas da rede municipal do Rio de Janeiro mesmo fora das salas de aula.
A prefeitura abriu uma consulta pública há algumas semanas e, como 83% dos entrevistados foram favoráveis, decretou a proibição nesta sexta-feira (2). O uso dos aparelhos durante as aulas já havia sido proibido em agosto do ano passado.
Agora os estudantes também não poderão usar os aparelhos nem durante o recreio e os intervalos, nem quando estiverem fazendo alguma atividade escolar fora de sala. Mas o decreto prevê algumas exceções: será permitido o uso antes do início e após o fim de todas as aulas e durante os intervalos, caso a cidade esteja pelo menos em nível 3 de alerta, por causa de alguma situação impactante, como chuvas intensas.
Além disso, os alunos também poderão fazer alguma pesquisa ou leitura no celular, caso seja expressamente autorizado pelo professor. E a proibição não se aplica aos estudantes com alguma deficiência ou condição de saúde que precisam do aparelho por alguma razão específica. No decreto, a prefeitura justifica que o uso excessivo dos celulares por crianças e adolescentes foi considerado danoso em estudos feitos pela Unesco, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico e outros pesquisadores internacionais.
Diz ainda que o controle do uso ou banimento total dos aparelhos nas escolas é recomendado pela Organização Mundial de Saúde. A medida já vale para este ano letivo, que começa na próxima segunda-feira (5).
Comments