top of page

Qual o verdadeiro significado do Natal? Entenda



Do ponto de vista bíblico o nascimento de Jesus significa a entrada de Deus na essência humana.


A expressão clássica é 'o verbo se fez carne'.


Então, significa a manifestação de Deus em carne humana, para que os homens pudessem compreendê-lo melhor.


A Bíblia não diz que 'o Natal é isso', apenas que Jesus nasceu. Para a fé cristã, é que Deus veio habitar entre os homens, tornou-se um igual aos homens.


Segundo Gerson Leite de Moraes, pastor e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie ' O Natal não é a celebração do aniversário de Jesus, mas onde os cristãos são chamados a refletir sobre a encarnação de Jesus.


O profeta Isaías diz que Jesus é o príncipe da paz.


Deus, na Sua infinita misericórdia, quis nos salvar e redimir, e por isso, o seu filho encarnou-se em nossa história, assumindo plenamente a história da humanidade para redimi-la, para salvá-la.


Então, nós celebramos exatamente esse mistério. O Natal se torna tempo especial de reconciliação, de perdão, de revisão profunda de vida, de gratidão e de agradecimento imenso ao nosso Deus, porque nos deu o seu próprio filho como senhor, como 'Acredito'. Aquele que vem redimir a humanidade.


É tempo de congraçamento é tempo também de revisarmos a vida para pedirmos ao senhor bênção a graças em vista do ano seguinte do ano novo que começa. Esse é o clima bonito do Natal é sobretudo um tema marcado pela esperança.


O tempo do Natal é o tempo da esperança da vigilância da expectativa da novidade absoluta de Deus que rompe em nossa história. Recordo, por exemplo, do poema de João Cabral de Melo Neto 'Morte Vida Severina’'.


Lembro daquele sofrimento tão grande o nascimento de uma criança pobrezinha numa favela é o grito de esperança que acorda a humanidade, marcada pelo egoísmo pela violência.


Então, quando Jesus nasce é o nosso grito pedindo-nos exatamente a graça da fraternidade universal’.



留言


  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
bottom of page