top of page
  • Foto do escritorEquipe 98

Túnel do Tempo 98 FM: 2 Maio, 2008 É lançado o filme Homem de Ferro


Em maio de 2008, Homem de Ferro, o filme de ação baseado em um personagem da Marvel, estreou em aproximadamente 4100 cinemas nos Estados Unidos e Canadá, faturando cerca de $ 32,5 milhões em seu primeiro dia.



Cocriado por Stan Lee, o lendário roteirista e editor responsável pelo Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, X-Men e Incrível Hulk, entre outros, o Homem de Ferro fez sua primeira aparição nas páginas dos quadrinhos da Marvel em 1963. A jornada do super-herói para a tela grande começou em 1990, quando o estúdio Universal adquiriu os direitos do personagem para o cinema. Os direitos foram vendidos mais tarde para a 20th Century Fox e depois para a New Line Cinema, antes de serem readquiridos pela Marvel em 2006.


O filme de U$ 150 milhões foi o primeiro a ser completamente financiado pela Marvel, que junto com a distribuidora Paramount Pictures investiu outros U$ 75 milhões em uma campanha de marketing abrangente.

O Homem de Ferro era estrelado por Robert Downey Jr. no papel de Tony Stark, o milionário dono de uma empresa que fabrica e vende armas de alta tecnologia. Enquanto estava no Afeganistão para demonstrar uma nova arma de destruição em massa, o chamado míssil "Jericó", Stark é violentamente feito refém por um grupo terrorista que exige que ele construa um dos mísseis para eles. Em vez disso, Stark consegue construir uma poderosa armadura com a qual consegue escapar. Quando ele volta para casa e descobre que sua empresa está envolvida com o comércio ilícito de armas, ele aprimora sua armadura hi-tech com o objetivo de se transformar no Homem de Ferro e derrotar o esquema nefasto.


Downey havia sido indicado ao Oscar por sua interpretação do comediante Charlie Chaplin no filme biográfico Chaplin, mas havia ficado mais conhecido recentemente por sua luta contra o vício em drogas. Uma escolha surpreendente para viver o Homem de Ferro, ele desenvolveu um físico malhado para o papel. Os críticos foram quase todos unânimes ao apontar sua performance carismática como o principal triunfo do filme. Terrence Howard coestrelou como o amigo de Stark na Força Aérea, enquanto Gwyneth Paltrow atuou como sua adorável assistente e Jeff Bridges como seu sócio, Obadiah Stane. O diretor de Homem de Ferro, Jon Favreau, fez seu nome em Hollywood como o roteirista e estrela de Swingers (1996). Favreau também atuou em Demolidor, outra adaptação de quadrinhos (de menor sucesso), com Ben Affleck e Jennifer Garner. Como diretor, ele comandou a comédia Um Duende em Nova York (2003), estrelada por Will Ferrell, e o filme de fantasia Zathura - Uma Aventura Espacial (2005).


Depois de faturar U$ 51 milhões na semana de estreia, o filme arrecadou mais de U$ 300 milhões nas bilheterias norte-americanas. Seu lançamento deu o pontapé inicial de uma temporada recheada de filmes de super-heróis, incluindo os retornos cinematográficos do Incrível Hulk, Batman e Hellboy.

Como em Batman Begins (2005), Homem de Ferro contava a história das origens de um super-herói. Assim como no filme do Homem-Morcego, seu fim deixava o caminho aberto para uma sequência, que estrearia em 2010.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Homem sorridente

Kit 3 pares tenis sapatenis masculino casual polo blu com relógio + cinto e meia

programas

bottom of page