Beth Carvalho, um dos maiores nomes do samba, morreu em 30 de abril de 2019, aos 72 anos, no Rio de Janeiro. A cantora estava internada desde o início do ano e teve uma infecção generalizada. Durante sua carreira, a artista emplacou diversos sucessos, como "Andança" e "Coisinha do Pai".
Elizabeth Santos Leal de Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, em 5 de maio de 1946. Ela iniciou sua carreira musical em 1965, quando gravou o seu primeiro compacto simples com a música “Por quem morreu de amor”, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, ícones da bossa nova. No ano seguinte, já envolvida com o samba, participou do show “A Hora e a Vez do Samba”, ao lado de Nelson Sargento e Noca da Portela.
Na década de 1970, Beth se destacou uma das maiores intérpretes do samba, ajudando a revelar nomes como Luiz Carlos da Vila, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Fundo de Quintal, Arlindo Cruz e Bezerra da Silva. Graças à formação política recebida de seus pais, Beth Carvalho também foi uma artista engajada nos movimentos sociais, políticos e culturais brasileiros.
Commentaires